OTICS PENHA

Av. Nossa Senhora da Penha, 42 - 3º andar - Penha - CEP: 21070-390
Tel: 3977-7566

VISITANTES ONLINE

CUIDADO E SAÚDE - TEÓLOGO E PROFESSOR LEONARDO BOFF

3º Congresso da Associação de Medicina de Família e Comunidade do Estado do Rio de Janeiro e 2ª Jornada de Medicina de Família e Comunidade do Estado do Rio de Janeiro, realizado de 26 a 28 de julho de 2012, na FASE - Faculdade de medicina de Petrópolis - Campus Barão do Rio Branco em Petrópolis - RJ.


No dia 27 de julho, às 18 horas, o Teólogo e Professor, Leonardo Boff, participou da Mesa Redonda: Cuidado e Saúde


Boff, iniciou falando que o  tema do Cuidado tem uma alta ancestralidade. Desde o tempo dos Romanos até a atualidade o cuidado é algo anterior ao próprio cuidado.
O ser humano é cuidado senão não poderia ter mantido a sua existência, e desde então visa  sempre melhorar as suas potencialidades.
No livro "O cuidado necessário",  ele aborda profundamente o tema.
Filosoficamente o cuidado e a ética natural de enfermeiros e médicos no exercício de sua atividade na perspectiva da cura do corpo mente e espirito
O cuidado sempre surgia em tempos de crise ex: na guerra da Criméia a enfermeira Florence aplicando na enfermagem o cuidado reduziu a taxa de mortalidade, surgindo daí a escola de enfermagem.
Em 1972 foi feito o primeiro diagnostico da terra surgindo um documento o cuidado da terra.
Continuando, o teólogo,  explica que em 2000 surge a carta da terra, onde  o cuidado é a palavra chave para a manutenção da vida na terra.
Boff, teoriza sobre o tipo de civilização ideal eco amigável com menos competição e mais cooperação com sustentabilidade. 
Segundo o teólogo, a ONU definiu o desenvolvimento sustentável como aberta a gerações futuras. A terra nao produz só seres humanos mais uma enorme variedade de vidas.
O histórico dos últimos 200 anos é a tradução de um mundo  estruturado no poder da dominação, onde a acumulação e enriquecimento devasta os eco sistemas que produz injustiça social e ecológica.
Essa civilização nas suas contradições produziu tudo isso, surgindo a necessidade de preservação do planeta. Nesse momento o planeta Terra está enfermo e suplicando por ajuda, se não fizermos nada seremos expelido dela como uma célula cancerígena. 
Todos  devem ser eco amigáveis, baseando-se em dois pilares: cuidado e sustentabilidade. 
Se a humanidade decidir sobreviver deve ter cuidado. 

O cuidado-prevenção e precaução nascem de nossa missão de cuidadores de todo o ser. Somos seres éticos e responsáveis, quer dizer, nos damos conta das consequências benéficas ou maléficas de nossos atos, atitudes e comportamentos.
Conclui-se que o cuidado está ligado a questões vitais que podem significar a destruição de nosso futuro ou a manutenção de nossa vida sobre esse pequeno e belo planeta. Só vivendo radicalmente o cuidado garantiremos a sustentabilidade necessária  à nossa Casa Comum e à nossa vida.





Teólogo e Professor Leonardo Boff






Fotos: Marlon e Vinicius

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario