OTICS PENHA

Av. Nossa Senhora da Penha, 42 - 3º andar - Penha - CEP: 21070-390
Tel: 3977-7566

VISITANTES ONLINE

IMPACTOS DA SAÚDE DA FAMILIA NA SAÚDE DOS BRASILEIROS

3º Congresso da Associação de Medicina de Família e Comunidade do Estado do Rio de Janeiro e 2ª Jornada de Medicina de Família e Comunidade do Estado do Rio de Janeiro, realizado de 26 a 28 de julho de 2012, na FASE - Faculdade de medicina de Petrópolis - Campus Barão do Rio Branco em Petrópolis - RJ.

No dia 26 de julho, de 14 às 14:40 h,  no Grande auditório, ocorreu a mesa redonda - Impactos da Saúde da Família na Saúde dos Brasileiros, com a palestrante: Dra. Claunara Schilling de Mendonça, que discorreu sobre o estudo dos indicadores diretos e indiretos da mortalidade infantil mostram que a maior cobertura da ESF tem reduzido esses impactos, isto, devido ao investimento na Atenção  Básica.  
Através de estudo das séries históricas das internações dos adultos, evidenciou uma potente redução da mortalidade infantil nas áreas onde havia cobertura da saúde da família. 

Vale ressaltar, segundo a pesquisadora,  que somente a presença do ACS já evidenciava a redução da mortalidade principalmente em mulheres, pois as mesmas são as que utilizam com maior freqüência os serviços da Atenção Básica.
Os trabalhadores sociais qualificados são bem valorizados nas comunidades e realizam um excelente trabalho, principalmente nas áreas com maior índice de pobreza.
Segundo Schilling, as políticas públicas compararam os demais investimentos políticos com a saúde da família e verificaram que o PSF foi o que teve maior rendimento e impacto na sociedade. 
Pessoas com baixa escolaridade e renda possuem o SF como único recurso para atendimento a sua saúde. A presença do mesmo médico numa mesma equipe representava uma sensível redução de internação nas mulheres. 
Estudos de base populacional sobre a utilização do saúde da família pela população constataram que de maneira geral aumentou o acesso a saúde, inclusive no atendimento domiciliar. 
Dra. Claunara afirmou que: Acesso não é o problema, sim a qualidade do atendimento médico.
A saúde da família estudo dos impactos diretos e indiretos da ESF. Revelou uma grande economia, porque os custos de uma internação e maior que o tratamento na AP.
Satisfação do usuário mais de 80 %.
Finalizando sua fala. Dra. Claunara disse que distribuir os serviços de saúde e melhorar a saúde são as principais metas da ESF, citando a médica Bárbara Starfield.









Dra. Claunara Schilling - diretora do Depto de AB do
Ministério da Saúde 








Fotos: Marlon e Vinicius

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario