OTICS PENHA

Av. Nossa Senhora da Penha, 42 - 3º andar - Penha - CEP: 21070-390
Tel: 3977-7566

VISITANTES ONLINE

Processo Seletivo RAP da Saúde - segunda fase

Nesta quinta, 24 de agosto, ocorreu a segunda fase do processo seletivo do Curso de Jovens Promotores da Saúde na AP 3.1.
O RAP da Saúde – Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde – tem como objetivo fortalecer as ações de promoção da saúde no Rio de Janeiro, tendo os jovens como protagonistas e agentes de participação social e comunicação. Moradores de cada uma das áreas onde o programa atua, os jovens ganham uma bolsa de estudos durante doze meses, sendo capacitados e orientados para o desenvolvimento de ações de sensibilização, conscientização e promoção da saúde nas unidades de saúde e em suas comunidades.
O Programa tem como base o protagonismo juvenil, que considera os jovens como sujeitos centrais de intervenções e de ações transformadoras de seus contextos sociais, priorizando a educação entre pares, que pressupõe que eles, como protagonistas, são interlocutores privilegiados em seus territórios, já que compartilham os mesmos códigos e experiências.
A inovação está, principalmente, em levar para a estrutura formal do SUS a criatividade e o comprometimento da juventude na disseminação de informações educativas em saúde.
O Programa não só estimula o desenvolvimento pessoal e o empoderamento desses jovens, como o desenvolvimento dos territórios em que estão inseridos. Dessa forma, ser um adolescente ou jovem promotor de saúde é contribuir para que mais pessoas sejam autônomas e comprometidas com o autocuidado, valores de prevenção e promoção da saúde, fortalecendo, assim, uma proposta de transformação e a construção de cidades mais conscientes e saudáveis. Desde julho de 2011, o RAP conta com a participação de jovens surdos, que atuam nos territórios e compartilham de todas as atividades com os demais jovens ouvintes.
Foram convocados 103 jovens para a segunda fase que consistia numa entrevista onde todos puderam falar um pouco da sua vida, suas preferências de lazer e atividades em grupo.
Os coordenadores do RAP Márcio Baptista, Marcus Vinicius e Kiki participaram das entrevistas junto com apoiadores da CAP e da SMS.










# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario