OTICS PENHA

Av. Nossa Senhora da Penha, 42 - 3º andar - Penha - CEP: 21070-390
Tel: 3977-7566

VISITANTES ONLINE

Dia Internacional da Síndrome de Down



Na segunda-feira, 21 de março, celebrou-se dia Internacional da Síndrome de Down, dia propício para debater mitos sobre a deficiência e para quebrar muitos estereótipos.

A data escolhida – 21 – faz alusão aos três cromossomos número 21 que as pessoas com síndrome de down carregam e foi celebrada pela primeira vez em 2006.

Neste ano, o tema é “Inclusão acontecendo: amplie este exemplo”.

A Síndrome de Down é um acidente genético, ou seja, a pessoa nasce com um cromossomo 21 a mais, que implica em problemas cognitivos e diferentes características físicas. É um acontecimento natural, comum em todo o mundo, que não faz distinção por raças ou classes sociais, sendo assim, temos que lutar para que haja uma inserção maior destas pessoas no convívio social.

Segundo o IBGE, 300 mil pessoas tem a síndrome no Brasil, o que significa um caso a cada 1.000 nascimentos.

No Dia Internacional da Síndrome de Down, o deputado Romário (PSB-RJ) realizou um seminário na Câmara (21/03) para debater políticas públicas de inclusão aos portadores da doença. Ao lado da filha Ivy Bittencourt, portadora da síndrome, Romário defendeu o fim do preconceito e a valorização das crianças com down. “Hoje é o dia 21, Dia Internacional da Síndrome de Down, e esse ato serve para mostrar que as pessoas que têm a síndrome são bem normais. Na verdade, elas são mais normais do que a gente. Elas precisam de amor, carinho e inclusão. O preconceito é uma coisa bem negativa”, afirmou Romário.

O Deputado Federal Romário Faria e sua filha Ivy Bittencourt

créditos: www.globo.com

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario