Enxergar o paciente de uma forma global, suas relações com o meio em que vive, seus hábitos, sua família e seu ambiente, além de conter os excessos de exames preventivos na atenção primária e secundária foi a tônica do 11º Congresso de Medicina de Família e Comunidade (CBMFC), realizado de 23-26 de junho, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília (DF).
Paralelamente, aconteceu o 4º Encontro Luso-Brasileiro de Medicina Geral Familiar e Comunitária, no mesmo local. Nesta edição, o mote escolhido foi a "Medicina de Família e Comunidade - Agora mais que nunca". Dentro deste contexto, já no primeiro dia do encontro, foi escolhido como tema da sessão de abertura o "Manifesto contra o excesso de Prevenção", denominado de "pornoprevenção", que teve como objetivo trazer a discussão o papel dos MFCs frente a esta questão.
Pelos corredores do centro de convenções, circularam mais de 4 mil pessoas de vários estados brasileiros (metade médicos), sendo 300 palestrantes, 30 convidados estrangeiros, que participaram de 471 comunicações coordenadas, 17 salas de programação científica simultânea, exposição de 1.270 pôsteres, além de atividades complementares, como mostras de contos, fotografias e vídeos.
Ainda houve uma grande variedade de programação cultural para o congressista relaxar, com oficinas de ioga, tai chi chuan, dança, shantala, automassagem, biodança, fitoterapia popular, além de oferta de passeios turísticos e lazer em Brasília.
A solenidade de abertura do Congresso, ocorreu no dia 23 de junho às 16:30 horas e contou com ilustres presenças: Dr. Sandro Rodrigues Batista - Presidente do Congresso; Dr. Gustavo Gusso - Presidente da SBMSC; Dr. Helvécio Magalhães - Vice-Ministro da Saúde. Também compuseram a mesa o presidente da Sociedade Portuguesa de Médicos Generalistas, o diretor Mundial da WONCA e autoridades do CONASS e CONASEMS. Além dos pronunciamentos, foi feita homenagem póstuma - pelos médicos Juan Gervas e Mercedes Peres (Espanha) - à Professora e médica Barbara Starfield, importante pesquisadora em APS falecida há duas semanas nos Estados Unidos.
O primeiro orador a discursar foi o Representante da OPAS/OMS no Brasil, Eng. Diego Victoria, que ressaltou a importância da evolução da Atenção Primária no Brasil e o protagonismo dos médicos de família na melhoria dos indicadores de saúde no país.
De acordo com o presidente do congresso, Dr. Sandro Batista, o encontro promoverá o intercâmbio científico, além de suscitar debates sobre a formação, educação permanente e o trabalho dos profissionais de saúde brasileiros. "Teremos a oportunidade de reafirmar a Atenção Primária como estratégia para a garantia do direito à saúde de todos os cidadãos brasileiros e a medicina de família e comunidade como uma especialidade essencial para o alcance desse objetivo e continuação da estruturação do nosso Sistema Único de Saúde", ressalta.
A Rede OTICS Rio, apresentou trabalhos científicos nos 3 primeiros dias do congresso:
- PO 23/06 - 135 - OTICS-RIO: Ferramenta de apoio à gestão e ao cuidado em Saúde
- PO 23/06 - 239 - OTICS-RIO: Blogs como ferramenta de divulgação e troca de informações em saúde.
- PO 24/06 - 321 - OTICS-RIO: Espaço disparador da produção de autonomia e da inclusão digital.
No sábado, dia 25 de junho, o Coordenador da Rede OTICS-Rio, Dr. Luiz Felipe Pinto, fez uma apresentação oral, na sala 7 - 1º andar, sobre "Rede de Estações OTICS-RIO, inovação e informação no SUS.
Além da Rede OTICS, destacamos as apresentações orais de vários profissionais da AP 3.1:
- Vice-Coordenadora da CAP, Márcia Reis;
- Assessora da CAP, Lícia Lima;
- Assessor da CAP, Luiz Fernando;
- Médico de Família da CFFC, Dr. Leonardo Graever;
- Gerente da CFFC, Letícia Thomaz;
- Enfermeiras da CFFC Karine e Ana Carolina.
No último dia do congresso, 26 de junho, foi realizado o 12º exame de suficiência para obtenção do Título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade (TEMFC).
Solenidade de abertura
Autoridades presentes
Dr. Luis Pisco
Luiz Felipe com Dr. Pisco
Dr. Pisco, palestrante internacional
Trabalho apresentado: Blogs como ferramenta de divulgação
e troca de informações em Saúde
Luiz Felipe e equipe na apresentação do pôster
Izamar Moura- co-autora do trabalho
Trabalho apresentado: OTICS-RIO: Ferramenta de apoio
à gestão e ao cuidado em Saúde
Palestrantes: Dra. Sandra Lúcia, Dra. Andréia Augusta
Palestras Auditório Planalto - eixo temas clínicos
Palestrantes: Dra. Sandra Lúcia (RJ) e Dr. Leon de Souza (SP)
Apresentação oral da vice coordenadora da CAP 3.1 - Márcia Reis
Marlon, Letícia, Lícia, leandro, Luiz e Márcia - pós apresentações
Apresentação oral - gerente da CFFC Letícia Thomaz
Apresentação Márcia Reis - CAP 3.1
Apresentação Dr. Leonardo Graever - Médico de Família CFFC
Oficineiros: Luis Pisco(Portugal), Salman Rawaf(Inglaterra)
e Mattew Harris (Inglaterra)
Equipe OTICS Rio
Apresentação Dr. Luiz Felipe - Coordenador da Rede OTICS - Rio
de trabalhadores da atenção Primária
Blogger Comentario
Facebook Comentario