Aspectos sociais e culturais na compreensão e prevenção do suicídio
Peça Teatral de Francis Ivanovich e participação de Leonardo Boff no Seminário da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
INTRODUÇÃO
Desde 2008 a Vice-Reitoria da UERJ, com a colaboração de diversos parceiros, vem se preocupando em lançar luz sobre uma situação que durante décadas foi tratada como um tabu e que, de alguma forma, conduzia o coletivo universitário a evitar uma reflexão mais apurada sobre esta realidade – a ocorrência do ato suicida por defenestração nas dependências do seu campus Maracanã.
Um suicídio provoca, quase que na totalidade dos indivíduos, sentimentos e manifestações de indagação, indignação, impotência, paralisia e nos remete a medos arcaicos e primitivos. Este ano há a participação do TEATRO, além da presença de Leonardo Boff.
Teatro:
A UERJ convidou a peça A História do Homem que Ouve Mozart e da Moça do Lado que Escuta o Homem, do escritor e dramaturgo Francis Ivanovich para ser objeto de análise e debate entre especialistas e o público. Serão três apresentações: dias 24, 25 e 26 de outubro de 2011, no teatro Noel Rosa, às 18h30.
O Suicídio é considerado, nos dias atuais, pela Organização Mundial de Saúde - OMS como uma questão de saúde pública, o enfrentamento deste fenômeno exige a mobilização de toda a sociedade.
É neste cenário que o 3º. SEMINÁRIO DE PREVENÇÃO DO SUICÍDIO DA UERJ - Aspectos sociais e culturais na compreensão e prevenção do suicídio se estabelece, visando motivar uma ampla discussão dos aspectos sociais e culturais na compreensão e prevenção do suicídio considerando o aprofundamento do tema e apresentar a política da Universidade para enfrentamento da questão através do projeto UERJ pela Vida- de maneira articulada com instituições parceiras da rede de assistência e de ensino e pesquisa.
OBJETIVOS
· Promover a discussão do tema suicídio para além da perspectiva do universo individual estabelecendo a dimensão coletiva e comprometendo todos os segmentos da sociedade para com a questão.
· Ampliar o processo de mobilização dos diversos segmentos e públicos da Universidade buscando seus engajamentos orgânico, estrutural e político nas diversas ações propostas para fins de prevenção do suicídio.
.
PÚBLICO ALVO
Todas as pessoas interessadas na temática do suicídio em geral e, em particular, aqueles interessados em trabalhar com este tema ou que possam de alguma forma contribuir para o favorecimento e a adoção de práticas que contribuam para a prevenção do suicídio.
PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR
9:00h - Abertura – O Projeto UERJ Pela Vida - Profa. Maria Christina Paixão Maioli
9:30h às 11:00h – Tema: Impacto Social- Os desafios de entender o suicídio
· Palestrante: Leonardo Boff – Filósofo, Teólogo e Doutor Honoris Causa em Política pela Universidade de Turim (Itália) e em Teologia pela Universidade de Lund (Suécia). Foi Frade Franciscano até 1993 e professor por 22 anos de Teologia Sistemática e Ecumênica do Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis. Professor de Teologia e Espiritualidade em vários centros de estudo e universidades no Brasil e no exterior, além de professor-visitante nas universidades de Lisboa (Portugal), Salamanca (Espanha), Harvard (EUA), Basel (Suíça) e Heidelberg (Alemanha).Foi professor de Ética, Filosofia da Religião e Ecologia na UERJ.
11:00h às 11:45h: Intervalo / Café
11:45h às 13:15h - Tema: A rede de Urgências Psiquiátricas nas Tentativas de Suicídio
Moderador: André Luiz Carvalho Netto – Médico Psiquiatra do Serviço de Psiquiatria do HUPE / UERJ
Palestrantes:
- Carlos Estellita-Lins - Urgência psiquiátrica e suicídio
- Guaraciara Barros Coutinho - O trabalho na emergência de um hospital
13:15h às 14:30h – Intervalo para Almoço
14:30h às 16:00h - Tema: Impacto Social do Suicídio e Políticas de Prevenção
Moderador: Mauren De Toni - Programa de Saúde Mental da família da Policlínica Piquet Carneiro da UERJ
Palestrantes:
· Dayse Miranda(LAV/UERJ) - Impacto Social do Suicídio
- Ana Felisberto (SMS / RJ) – “Políticas de Saúde Mental e prevenção de suicídio
- Glaucia Diniz- (UnB) – “ Famílias que possuem um membro que fez tentativa de suicídio ou que corre risco grave de fazê-lo”
16:00h às 16:20 - café/intervalo
16:20h às 18:00h - Tema: Contexto social e suicídio
Moderador: Alexandra Tsallis (IP/UERJ)
Palestrantes:
· Roberto Lourenço (UnATI) – Idoso e suicídio
· Guilherme Werneck (IMS/UERJ) – determinantes sociais do suicídio
· Ivone Stefania – Uso de drogas e suicídio (NEPAD/UERJ)
18:30h às 19:30h - Apresentação da Peça Teatral “A História do Homem que ouve Mozart e da Moça do Lado que escuta o Homem”
· Texto: Francis Ivanovich.
· Direção: Luiz Antônio Rocha.
(Com Adriana Zattar e Roberto Birindelli).
A peça será encenada no Teatro Noel Rosa do Centro Cultural da UERJ nas datas de 24, 25 e 26 de outubro como parte da Programação do Seminário.
Após cada apresentação haverá debate com o publico sobre a temática tratada na peça e cuja Coordenação ficará sob a responsabilidade do Dr. Jorge Rogério Fagim e da Dra. Verônica Miranda, ambos integrantes da equipe do Projeto UERJ Pela vida.
COMISSÃO TÉCNICA E CIENTÍFICA
Coordenação Geral: Profa. Dra. Maria Christina Paixão Maioli
Prof. Dr. Carlos Eduardo Estellita Lins
Equipe Técnica:
· Ana Maria Ferrara de Carvalho Barbosa (Psicóloga)
· Ariana Ribeiro Gomes (Estagiária de Psicologia)
· Deise Rezende Sanches (Enfermeira)
· Glória Maria Silva (Psicóloga e Psicoterapeuta)
· Jorge Rogério Fagim (Médico e Psicoterapeuta)
· Leni Augusta dos Santos (M. Sc. Profª e Pedagoga)
· Luiz Fernando Fraga Pedrosa (Médico)
· Sônia Maria Alves (Enfermeira)
· Verônica Oliveira (Psicóloga)
INFORMAÇÕES E CONTATOS
DATA: 24/10/2011
LOCAL: Auditório 11 do Pavilhão João Lyra Filho – UERJ
Ru. São Francisco Xavier, 524, Blc F - 1º andar – Maracanã. Rio de Janeiro
e-mail: uerjpelavida2011@gmail.com
Tels: (21) 2334-0918 /2334-0863 / 8785-2630
Blogger Comentario
Facebook Comentario