Um dos cursos mais procurados da ENSP, o de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, está com inscrições abertas até 13/10.
São 21 vagas destinadas a enfermeiros, odontólogos, assistentes sociais, nutricionistas e psicólogos.
O curso, com duração de dois anos, está em sua oitava edição e tem por objetivo promover o desenvolvimento de competências e atributos das equipes multiprofissionais de saúde de nível superior.
Os profissionais selecionados deverão atuar em cuidado, supervisão e gestão junto às equipes de saúde da família nas áreas de competência da organização do processo de trabalho, cuidado à saúde e também nos processos de educação e formação em saúde, visando melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas de forma individual, de suas famílias e da comunidade. Coordenado pela pesquisadora Maria Alice Pessanha de Carvalho (DCS/ENSP), o programa abrange atividades teóricas e teórico-práticas, além de atividades práticas de formação em serviço.
A formação em serviço, que representa 80% do curso, será feita sob a supervisão de preceptores e desenvolvida junto às equipes de saúde da família da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.
Com carga total de 20% das atividades, os processos teóricos e teórico-práticos serão desenvolvidos principalmente nas dependências da ENSP, sendo acompanhados por docentes e pesquisadores.
De acordo com a coordenação do curso, essas atividades são estruturadas para possibilitar a problematização da realidade por meio de orientações específicas, seminários, estudos de caso, aulas, exposições e outras formas de ensino. Ainda segundo Maria Alice, a residência multiprofissional em Saúde da Família vem trabalhando na proposta de maior integração com o curso de residência médica em Medicina de Família e Comunidade, ligado ao Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da Escola, e da residência médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a fim de fortalecer os respectivos programas.
As 21 vagas oferecidas estão divididas da seguinte maneira:
- cinco para graduados em Enfermagem;
- cinco para Odontologia;
- quatro para Psicologia;
- quatro para Nutrição;
- três para Serviço Social.
A carga horária total do curso é de 5.760 horas, com atividades de segunda a sábado, em horário integral.
O início das aulas está previsto para março de 2012.
Para se inscrever, o candidato deverá preencher o formulário eletrônico de inscrição, disponível na Plataforma Siga. Depois, deverá imprimir, assinar e encaminhar, via postal, para a ENSP junto com os outros documentos detalhados no edital.
Os alunos matriculados receberão bolsas de estudo fornecidas pelo Núcleo do Estado do Rio de Janeiro, do Ministério da Saúde (Nerj/MS).
A seleção dos candidatos se dará em duas etapas: na primeira, haverá a prova discursiva de caráter eliminatório. Já na segunda fase, acontecerá a análise de currículo, da carta de intenção e a entrevista de caráter classificatório.
A prova está marcada para o dia 6 de novembro.
Vale lembrar que não será indicada bibliografia de referência.
Os resultados serão divulgados na Plataforma Siga, por número de inscrição, a partir do dia 28/11/2011.
A segunda etapa acontecerá entre os dias 5 e 9 de dezembro, e o resultado final será disponibilizado no dia 16 de dezembro de 2011 também na Plataforma Siga.
(Imagem de capa: A Família - Tarsila do Amaral)
Blogger Comentario
Facebook Comentario