Nesta manhã, dia 04 de outubro, o Subsecretário Dr. Daniel Soranz - SUBPAV, reuniu-se com profissionais da Comissão de Monitoramento da Política da Criança e do Adolescente em Situação de Risco.
A gerente do Programa do Adolescente, Dilma Cupti de Medeiros, apresentou as várias colaboradoras e seus projetos e distribuiu a Cartilha de Serviços de Saúde Mental para Crianças e Adolescentes da Cidade do Rio de Janeiro.
O objetivo da cartilha é o de ajudar aos pais e responsáveis a conhecerem a lista de unidades da rede pública (SMSDC) onde podem conseguir informações sobre dúvidas e locais que oferecem ajuda e atendimento em Saúde Mental Infantil-Juvenil.
A Atenção Primária em Saúde é a porta de entrada para o sistema de saúde do município, com a Estratégia de Saúde da Família. Seu objetivo é oferecer o primeiro contato às pessoas que procuram o serviço de saúde.
Os serviços de saúde mental estão localizados nos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil), nas Policlínicas e em alguns Centros Municipais de Saúde.
Os CAPsi são exclusivos para atendimento a crianças e adolescentes, e oferecem um tratamento que envolve a ação de vários profissionais de saúde e da própria comunidade. Eles constituem uma forma de cuidado, centrada na possibilidade de acolher as singularidades e características de cada pessoa, sem que elas sejam enquadradas em modelos rígidos e pré-formatados de tratamento.
A ideia é formar uma rede de atenção aberta e sensível à produção singular das crianças e adolescentes com transtorno mental grave.
Outra função importante deste serviço é garantir acesso ao cuidado contínuo no território da criança e adolescente em sofrimento mental grave, promovendo laços e construindo uma rede com diversos dispositivos das políticas sociais.
do cuidado com as crianças e adolescntes em
situação de risco
Dilma, Leandro, Dr. Daniel e Dr. Luciano
Blogger Comentario
Facebook Comentario