A empresa norte-americana GE (General Electric) criou um aparelho ultrassom portátil que diz ser o “estetoscópio do século 21” – aquele instrumento que os médicos costumam pendurar no pescoço e usam para ouvir os sons do coração e do pulmão.
Com 75 milímetros de largura, 135 milímetros de comprimento e 28 milímetros de altura, ele tem visual parecido com o de um telefone celular. O aparelho Vscan cabe no bolso e pode ser facilmente carregado pelo médico de uma sala para outra do hospital ou para lugares distantes, como regiões rurais ou comunidades longe dos centros urbanos, que não têm acesso fácil a exames feitos por ultrassom.
A GE doou cerca de 9 aparelhos Vscan para as Clínicas da Família do Rio.
A Clínica da Família Felippe Cardoso, no dia 9 de novembro, recebeu representantes da GE que realizaram treinamento com os médicos da unidade para a utilização do aparelho Vscan. O aparelho tem uma pequena tela que mostra o interior do corpo do paciente ou de um feto – uma espécie de bastão é usado para capturar as imagens.
A ideia é que os médicos possam fazer o exame imediatamente, em vez de precisar esperar até que a pessoa faça a ultrassonografia, em casos simples. Também deve ser útil para médicos que atuam em regiões em que não haja hospitais com esse tipo de equipamento.
Sua utilização nas Clínicas da Família vai contribuir bastante com a área de saúde, levando o exame de ultrassom a lugares aonde um aparelho convencional não chegaria.
Blogger Comentario
Facebook Comentario