Nesta data, 30 de janeiro, recebemos na OTICS Penha os alunos do VER-SUS acolhidos e imersos na AP 3.1.
São universitários de vários cursos e períodos da UFF, Unigranrio, Faculdade de Enfermagem Luiza de Marillac e UFRJ: Psicologia, Enfermagem, Serviço Social, Educação Física, etc.
Acompanhados da diretora do Centro de Estudos da CAP 3.1, Rosélia Sol e da assistente Roberta Mercadante, os alunos receberam um kit de boas vindas, contendo squeeze, bloco, lápis e caneta.
Além de conhecer todos os espaços do Observatório, eles participaram de uma roda de conversa com alunos e as docentes Carla e Kátia do CTACS. Muitas informações foram trocadas e todos puderam conhecer um pouco do CTACS e do VER-SUS.
A docente Carla Moura, presenteou o grupo com o livro "Território, Participação Popular e Saúde: Manguinhos em debate", de sua autoria.
Na sala de leitura, onde as residentes multiprofissionais da ENSP realizavam um trabalho, nova troca de experiências ocorreu.
No laboratório de informática, o responsável pelo geoprocessamento dos territórios da AP 3.1, Luis Fernando Rukop, explicou detalhadamente ao grupo sobre o processo de geo-referenciamento das áreas das Clínicas de Família da AP 3.1. Da mesma forma foi explicado o sistema de prontuário eletrônico, com uma ACS ilustrando no computador o lançamento de dados no Sistema Alert Sais.
A seguir, os alunos usaram o laboratório de informática para digitação de dados e postagens de fotos.
Os estágios e vivências no SUS propiciarão aos estudantes a experimentação de um novo espaço de aprendizagem, que é o cotidiano de trabalho das organizações de redes e sistemas de saúde. O trabalho na saúde é entendido como dispositivo educativo e espaço para desenvolver processos de luta dos setores no campo da saúde, possibilitando a formação de profissionais comprometidos ética e politicamente com as necessidades de saúde da população.
Esse projeto pretende qualificar os futuros profissionais do SUS num espaço de formação e trabalho que dialogue com os novos processos organizativos do SUS, possibilitando aos estudantes um espaço privilegiado de interação e imersão no cotidiano do SUS em diversos territórios do país.
Alunos do VER-SUS imersos na AP 3.1
Rosélia Sol - Presidente do CE da CAP 3.1, com Robertinha
acompanhavam os alunos
Conhecendo o CTACS
Roda de conversa, intercâmbio de informações
presente da docente Carla Moura
docente Kátia Mendes fala sobre o conteúdo pedagógico do CTACS
Sala de Leitura
Residentes multiprofissionais da ENSP com os alunos do VER-SUS
Laboratório de Informática
Fernando Rukop fala sobre os territórios da AP 3.1
acolhimento e carinho
presentes - kits
Blogger Comentario
Facebook Comentario