Entrem no site da Comunidade de Práticas pelo link http://www.atencaobasica. org.br/cop-dashboard, faça o seu login e participem dos eixos temáticos de interesse da IV Mostra para terem acesso aos relatos e experiências que já se inscreveram.
Temos até dia 15 de setembro para enviar nossas experiências.
A IV Mostra acontecerá em Março de 2014 em Brasília.
Todos os profissionais podem escrever suas experiências, não tem formato específico.
Temos nesta IV Mostra a curadoria, em que os curadores vão auxiliar os autores a exporem, explorarem e contarem o trabalho vivo em ato que querem AMOSTRAR.
Podem expor o trabalho de diversas formas fotos, filmes, cordel, narrativas, músicas...
Envio abaixo algumas informações para vocês tirarem algumas dúvidas:
"Como conectar o que você sabe ou pode fazer ao que nós podemos ou sabemos fazer juntos?"Pierre Levy |
Valorização da experiência
A IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica / Saúde da Família é um evento que valoriza as experiências cotidianas e estimula o protagonismo local dos milhares de trabalhadores, gestores e usuários da Atenção Básica do Brasil. Proporcionando espaços de intercâmbio de experiências, o encontro pretende contribuir com a reflexão e constante melhoria na produção do cuidado em saúde nos serviços que constituem o principal ponto de contato dos usuários com o Sistema Único de Saúde (SUS): a atenção básica!
Toda experiência tem o que contar!
Partindo do princípio que todo trabalhador tem muito a ensinar e a aprender, queremos conhecer não somente as experiências tidas como exitosas, mas todas aquelas que contribuam com a discussão, a troca e a proposição de idéias para a melhoria do cuidado na Atenção Básica.
Acreditamos que muitas experiências que foram planejadas e não aconteceram como desejado, podem contribuir para a reflexão sobre as práticas e produção de novos arranjos no dia-a-dia dos serviços. Juntando o que cada trabalhador, gestor ou usuário tem para contar, conseguiremos transformar e reinventar a Atenção Básica!
Estímulo a novas linguagens
A IV Mostra pretende conferir visibilidade às experiências por meio de linguagens mais livres e criativas, que tragam a vida das experiências para a cena. Dessa forma, espera-se agregar ao campo da saúde outras narrativas, para além dos textos cientificos que historicamente contribuíram com a reflexão e mudança das práticas de saúde.
Para atingir esse objetivo, o formulário de inscrição dos relatos de experiências traz perguntas que procuram estimular o detalhamento do modo como acontece a experiência, além de estimular a reflexão sobre a construção da mesma.
O formulário também permite e estimula a construção de relatos multimídia, contemplando textos, imagens e vídeos. Dessa forma, buscamos estimular a participação de profissionais, gestores e usuários na construção de relatos cuja forma privilegia menos a qualificação técnico-científica da vivência, e mais a criatividade, o artesanato que tece as práticas de produção do cuidado em saúde nos diferentes contextos da Atenção Básica brasileira.
Diversidade regional e cultural
O Brasil é um país imenso, de dimensões continentais. Todos nós ouvimos falar isso em nosso dia-a-dia, em especial quando estamos discutindo as diversas realidades de trabalho no Sistema Único de Saúde. Como garantir espaço para essas diversas realidades num evento deste porte?
Este é um ponto muito importante para nós que organizamos o evento. Por isso, tomamos os seguintes cuidados:
1 - Proporção de relatos por região
Os relatos que serão apresentados com dia e hora programados necessariamente serão das várias regiões do país. Isso porque iremos garantir um percentual para cada região do país, a partir do cruzamento da população com a cobertura de Atenção Básica. Essa proporção também foi utlizado para montagem da equipe decuradoria da IV Mostra. Confira mais informações no edital.
Os relatos que serão apresentados com dia e hora programados necessariamente serão das várias regiões do país. Isso porque iremos garantir um percentual para cada região do país, a partir do cruzamento da população com a cobertura de Atenção Básica. Essa proporção também foi utlizado para montagem da equipe decuradoria da IV Mostra. Confira mais informações no edital.
2 - Proporção de profissionais de nível médio e técnico custeados
Seguindo a experiência da III Mostra o Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, irá custear a participação de 3 mil profissionais de nível médio, sendo eles sobretudo Agentes Comunitários de Saúde e Técnicos de Enfermagem.
3 - Saúde e Cultura dos quatro cantos
Serão convidados grupos das várias regiões, fazendo presente as expressões culturais dos quatro cantos do país! Músicas, danças, teatro, dentre muitas outras formas de expressão.
A IV Mostra terá ainda um espaço especialmente cuidado para mostrar as diversas interfaces entre saúde e cultura, e você está convidado a ajudar a construí-lo! Clique aqui e saiba mais sobre Saúde & Cultura na IV Mostra.
Curadoria, que bicho é esse?
As mostras de arte costumam ter curadores(as). São eles(as) os profissionais responsáveis pela concepção, montagem e supervisão das exposições / mostras de arte, além também realizar a execução e revisão do catálogo das exposições.
Na IV Mostra, decidimos brincar um pouco com esse conceito, já que as experiências de saúde são como obras de arte produzidas pelos diversos trabalhadores, gestores e usuários da Atenção Básica. Aqui, os curadores terão o papel de cuidar dessas experiências, contribuir para elas sejam relatadas da maneira mais clara e detalhada possível.
Quem são os curadores?
Para auxiliar o desenvolvimento dos relatos de experiências inscritos, foi formada uma equipe de Curadoria. A formação dessa equipe se deu a partir de uma Chamada Pública de currículos. Para nossa surpresa (e que boa surpresa!), tivemos um número surpreendente de inscrições: no total, foram 566 inscrições únicas, das várias regiões do país, de diferentes profissões e atuações institucionais no Sistema Único de Saúde.
Desse total, 106 pessoas foram selecionados com a missão de dar suporte na elaboração dos relatos. A equipe de curadoria é formada por pessoas de todas as regiões do país, respeitando a distribuição populacional e a cobertura de Atenção Básica, sendo de diferentes formações profissionais e inserções institucionais. Enfermeiros, Agentes Comunitários de Saúde, Médicos, Odontólogos, Fisioterapeutas, Assistentes Sociais, dentre outros formam a equipe que vai colaborar com quem inscrever relatos de experiência, entre agosto e outubro.
Qual o papel da curadoria da Mostra?
A IV Mostra buscará fazer emergir narrativas de novo tipo, mais leves, livres e criativas. O objetivo é, provocar reflexão e dar visibilidade às práticas de saúde que acontecem nos territórios.
Com esta nova metodologia, os autores dos relatos terão a oportunidade de desenvolver seus relatos de experiência, tanto no que diz respeito à escrita propriamente dita, quanto às formas de apresentação dos relatos, agregando vídeos, imagens dentre outros.
O principal trabalho dos Curadores será estimular a problematização e o detalhamento das experiências. O trabalho acontecerá de forma ininterrupta entre os meses de agosto e outubro, por meio da internet e das redes sociais, em especial da Comunidade de Práticas, espaço onde serão inscritos os relatos.
O princípio desse trabalho é: “Todo trabalhador tem muito a ensinar e a aprender”. Por isso, queremos colocar a experiência como foco, evidenciar o modo como o trabalho é tecido no cotidiano, isto é, como os trabalhadores, em equipe, produzem o cuidado em saúde no dia-a-dia. Um artesanato delicado que faz toda diferença na vida dos serviços e dos usuários do Sistema Único de Saúde.
Como a curadoria vai ser realizada?
Na IV Mostra, as experiências serão inscritas via Comunidade de Práticas da Atenção Básica, uma rede social colaborativa mantida pelo DAB/SAS/MS. A partir do dia 19 de agosto, os curadores começarão a entrar em contato com os responsáveis pela inscrição de relatos de experiências.
A partir do primeiro contato, o responsável pela inscrição do relato terá 15 dias para interagir com os curadores, de modo a promover interação com o máximo número possível de relatos. Os curadores ajudarão os responsáveis pela inscrição dos relatos a problematizar seu relato, olhando para itens como clareza, detalhamento da experiência, adequação do relato ao eixo temático, dentre outros.
Todos os relatos terão acesso à curadoria?
Estimamos que a equipe de curadores terá capacidade para interagir com cerca de 2 mil relatos de experiência. Desse modo, é provável que a equipe não consiga interagir com todos os relatos inscritos, pois o número de relatos de experiências está estimado em cerca de 6 mil.
Assim, para apoio da curadoria serão priorizados os relatos considerando, dentre outros aspectos, ordem de inscrição e distribuição regional, buscando garantir apoio a relatos das diferentes regiões do país.
Saiba mais:
INFORMAÇÕES GERAISFIQUE POR DENTRO
Local e data
A IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica / Saúde da Família está prevista para ser realizada em Brasília (DF), de 12 a 15 de Março de 2014.
As inscrições de relatos deverão ser submetidas no período de 1º de agosto e 15 de setembro de 2013. Clique aqui para mais informações sobre inscrições.
Em breve será divulgado o endereço completo do local.
Público
O evento é um importante dispositivo de incentivo à reflexão sobre as práticas de saúde e valorização dos profissionais das equipes multiprofissionais que atuam na Rede de Atenção Básica, a saber: equipes de Saúde da Família; equipes de Atenção Básica; Núcleos de Apoio a Saúde da Família; Consultórios na Rua; Atenção Domiciliar, entre outras.
O público da IV Mostra está estimado em 10 mil participantes e poderão se inscrever trabalhadores, gestores e usuários da Atenção Básica do Brasil.
A inscrição de participantes sem inscrição de trabalhos será aberta em Outubro de 2013.
Hospedagem
A hospedagem dos participantes poderá ser realizada na rede hoteleira de Brasília. Em breve serão divulgadas mais informações sobre os hotéis credenciados, tarifas, etc.
Participantes convidados terão sua hospedagem custeada pelo evento.
Alimentação
Os participantes da IV mostra contarão com uma praça de alimentação que lhes permitirá maior conforto nos intervalos entre as atividades previstas para o evento.
Os participantes da IV mostra contarão com uma praça de alimentação que lhes permitirá maior conforto nos intervalos entre as atividades previstas para o evento.
A alimentação será comercializada e haverá venda de lanches e refeições – almoço e jantar.
Participantes convidados terão a alimentação custeada pelo evento.
Blogger Comentario
Facebook Comentario