Teve início nesta quinta-feira, 17 de julho, a XII Conferência Municipal de Saúde do Rio de Janeiro com o tema - Orgulho de SER SUS: Saúde Pública de Qualidade na cidade do Rio de Janeiro - que acontecerá de 17 à 19 de julho no Centro de Convenção SulÁmerica.
A Conferência é construída nos distritos, o que possibilita um olhar vivo sobre a situação da saúde, afetada pelas realidades locais e por diversos atores, em especial, por aqueles que falam do lugar de quem efetivamente utiliza o sistema de saúde. Esse olhar movimenta agendas estratégicas e coloca na mesa temas e situações que precisam ser enfrentados em conjunto, o que reafirma a importância da gestão participativa como modo de fazer o Sistema Único de Saúde.
As Conferências de Saúde representam um marco da participação social instituída e dos processos democráticos, crucial para a análise compartilhada das perspectivas que estão colocadas para o sistema de saúde brasilleiro, considerando-se os avanços alcançados nos últimos anos, as reformas necessárias e urgentes, as tomadas de posição em defesa dos princípios constitucionais do SUS público, universal e equânime.
Nesta XII edição profissionais e estandes de todas as áreas programáticas do município do Rio de Janeiro estavam representados oferecendo ações e informações de saúde, apresentações culturais, dicas de alimentação saudáveis, massagens relaxantes, etc.
A importância da utilização de plantas medicinais teve destaque com o lançamento do livro "Que tal um chazinho" pela gerente das Práticas Integrativas e Complementares, Dra. Cristina Barros.
A mesa de abertura foi composta da seguinte forma: Dr. Coutinho, representava o Ministro da Saúde Dr. Arthur Chioro; Dr. Walcler Queiros, da FIOCRUZ; Dr. Rodrigo Oliveira, Secretário de Saúde de Angra dos Reis; Dr. Mário Lima, subsecretário de Atenção Hospitalar SUBHUE; Maria de Fátima Lopes, presidente do CODS da AP 3.1; Dr. Felipe Coutinho, Secretário Estadual de Saúde do Rio de Janeiro; Dr. Daniel Soranz, Secretário Municipal de Saúde e da Dra. Betina Durovni, Subsecretária SUBPAV.
A conferência de abertura foi realizada pelo ex ministro da Saúde, Dr. José Gomes Temporão.
Os grupos de trabalho ocorreram em seis salas no período da tarde com delegados, relatores e demais profissionais discutindo as seguintes temáticas:
Grupo 1 - Direito a Saúde, garantia de acesso e atenção à Saúde;
Grupo 2 - Participação e Controle Social;
Grupo 3 - Valorização do trabalho e da educação em saúde;
Grupo 4 - Financiamento do SUS e relação público privado;
Grupo 5 - Gestão do SUS e modelos de atenção à Saúde
Grupo 6 -Informação, educação, política de comunicação, ciência, tecnologia e inovação no SUS
Profissionais da REDE OTICS Rio esteve presente cobrindo o evento.





Blogger Comentario
Facebook Comentario