OTICS PENHA

Av. Nossa Senhora da Penha, 42 - 3º andar - Penha - CEP: 21070-390
Tel: 3977-7566

VISITANTES ONLINE

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA


A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, em parceria com a Universidade Estácio de Sá e a OSS Viva Comunidade, está promovendo o Curso de Especialização em Saúde da Família. O curso é voltado para médicos, enfermeiros e dentistas em atuação nas Áreas de Planejamento 2.1, 3.1 e 3.3, do município do Rio de Janeiro.

Criado com o objetivo de aprimorar a formação profissional reforçando o programa Saúde Presente, o Curso de Especialização em Saúde da Família pretende elevar a qualidade da Atenção Primária em Saúde oferecida à população da cidade do Rio de Janeiro.

Com inicio previsto para o dia 27 de agosto de 2011, o curso terá duração de 18 meses e será oferecido em três módulos gratuitos. As aulas serão aos sábados das 9h as 18h, na Faculdade de Medicina da UNESA, no Campus V (rua Riachuelo, 27, Lapa).

As inscrições podem ser feitas no site www.vivacomunidade.org.br, de 8 a 26 de agosto.

Clique para fazer sua inscrição.

Objetivos:
- Formar especialistas para a Estratégia de Saúde da Família, considerando a relevância social do SUS e as necessidades técnicas da atenção à saúde;
- Fomentar o trabalho em equipe e a continuidade do cuidado;
- Desenvolver habilidades clínicas, e de busca ativa de informações e auto-aprendizagem, com ênfase nas diretrizes e protocolos estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro e pelo Ministério da Saúde;
- Preparar profissionais para incorporar tecnologias de promoção, educação e informação em saúde;
- Fomentar o desenvolvimento de projetos de investigação e planos de intervenção relevantes para a área onde atuam.

Estrutura:
O curso será composto de três módulos, sendo dois de 120 horas e um de 180 horas. O primeiro módulo é pré-requisito para o segundo e terceiro.
Pela manhã, serão oferecidas tutorias, com os alunos divididos em 18 grupos de 10 pessoas. À tarde, serão realizadas as aulas teóricas e treinamentos de habilidades, em seis turmas de 30 alunos;

Metodologia:
A metodologia do curso é baseada na aprendizagem baseada em problemas. Durante o as aulas, será estimulado o desenvolvimento de competências de comunicação, trabalho em grupo, busca de informações e crítica construtiva. O acesso ao material bibliográfico de boa qualidade é pré-requisito para o sucesso da estratégia.
Ao fim de cada módulo haverá uma prova teórica. A conclusão de curso é uma monografia que deverá ser defendida pelo aluno e aprovada perante uma banca designada pela coordenação do curso. Cada aluno será orientado por um docente portador no mínimo do título de Mestre. A ser aprovado nos três módulos, o aluno receberá o Certificado de Especialista.

Programa:
1º Módulo: Habilidades e competências para o cuidado na ESF
Carga horária: 120h
Período: agosto a novembro
Disciplina 1 – Saúde da Criança e do Adolescente (60h)
Disciplina 2 – Saúde do Adulto e do Idoso (60h)
2º Módulo: Integralidade e processo de trabalho na ESF
Carga horária: 120h
Período:
Ênfase na gestão do cuidado, no processo de trabalho e na rede de atenção, visando garantir a continuidade do cuidado nas áreas adscritas;
Incluirá a apresentação dos recursos institucionais e redes sociais disponíveis nas áreas e problematização da experiência das equipes na construção do trabalho em equipe e parcerias.
3º Módulo: Educação permanente na ESF
Carga horária: 180h
Período:
Educação Permanente na Estratégia Saúde da Família – aprofundamento de competências e habilidades para diagnóstico local de saúde, pactuação de prioridades, gestão participativa, métodos de pesquisa participativos, e facilitação de processo de Educação Permanente. Métodos e técnicas para elaboração do TCC, elaboração e defesa.

Fonte: OSS Viva Comunidade

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario