OTICS PENHA

Av. Nossa Senhora da Penha, 42 - 3º andar - Penha - CEP: 21070-390
Tel: 3977-7566

VISITANTES ONLINE

I Encontro Saúde, Racismo e Gênero: Mulheres jovens presentes!

Os jovens do RAP da Saúde e apoiadores participaram do I Encontro Saúde, Racismo e Gênero que aconteceu no dia 06 de outubro na Tenda da Ciência/Fiocruz Campus Manguinhos com objetivo de reunir coletivos de jovens mulheres negras, compartilhar informações, disputar narrativas, ouvir e discutir narrativas de desigualdades no contexto urbano.
O Encontro contou com a presença da antropóloga e Cientista Social Regina Novaes que foi Secretária Nacional da Juventude; Lúcia Xavier da Ong CRIOLA que atua na defesa dos direitos das mulheres negras e na construção de uma sociedade onde os valores de justiça, equidade e solidariedade são fundamentais; Rita Brandão, Coordenadora de Projetos Indicadores de Cidadania do  Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas iBase e demais convidados.
Segundo dados apresentados  mulheres negras entre 15 e 29 anos respondem por:
- 68% de morte materna,
- 66% sofreram violência obstétrica,
- 71,3% foram vítimas de doenças/consequências causadas pelas arboviroses,
- 64% foram vítimas de assassinatos no Brasil,
- 56,8% foram vítimas de estupros no Rio de Janeiro.
Foi apresentado o documentário produzido por Beto Novaes e Regina Novaes e parcerias - "É Isso aí - estatuto da juventude em debate -".
O coletivo participou de um espaço que fomentou a reflexão, o debate e a formulação de propostas que possam diminuir tamanha iniquidade contra população negra - em especial para as jovens mulheres negras.










# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario